domingo, 26 de janeiro de 2014

Carta e selos egípcios

Escrever cartas era um hábito do meu pai, até porque era quase o único meio de comunicação para quem estava longe. Nesta carta que ele escreveu para mim em 1975 (eu tinha 12 anos), ele estava em Cagliari (cidade na Ilha da Sardenha, Itália). Cagliari tem um dos maiores portos  do Mar Mediterrâneo e em posição estratégica.

Na carta, além das perguntas e comentários de uma conversa informal, ele sinaliza que tem intenção de vir participar da minha primeira comunhão, mas ainda não tem certeza. Essa é a realidade dos marítimos, nem sempre estão em terra firme nos eventos da família. Observem que ele fala que estava pressionando o Arimathea, que na verdade era um grande amigo dele e trabalhava no escritório da Fronape, no Rio. Provavelmente, estava tentando obter um desembarque ao chegar ao Brasil.

Como das outras vezes, estou reproduzindo a carta em sua forma original e transcrevendo logo abaixo por causa da letra. Dessa vez vou incluir alguns comentários ao longo do texto transcrito.

Cagliari, 3-10-75
Meu caro Ricardo
Muito progresso nos estudos, nos esportes e em tudo o mais, com muita saúde, paz e prosperidade. Aqui vai tudo OK, graças a Deus. Como vai o Vascão? Bem ? Aqui estamos totalmente por fora de tudo, pois não se ouve nada do Brasil há mais de um mês. E o seu time no colégio, continua vencendo?(comentário: eu devia estar enganando ele, pois sempre fui um tremendo pereba no futebol). E as aulas de piano? Está tocando cada vez melhor? (comentário: pois é, tentei aprender, mas hoje só sei dedilhar o parabéns prá você). Estou apertando o Arimathea sobre a Primeira Comunhão. Já falou também com ele? Seguem anexo alguns selos egípcios, embora papai esteja muito zangado com eles. Fale com a mamãe e peça a ela para ver a carta que eu mandei para o Arimathea, onde você vê o porquê da zanga. (comentário: provavelmente os egípcios estavam atrasando o prazo para carregamento do navio) No mais tudo bem. Tudo tranquilo. Somente saudades muitas e espero muito breve estarmos aí juntos novamente. Ok?
Abraço amigo do papai sempre seu, Eduardo

E dentro do envelope, além da carta, os selos egípcios, aqui colocados todos juntos em uma só imagem. Entre os registros desses 15 selos comemorativos vocês podem observar a campanha para a doação de sangue, a Organização Mundial da Saúde, a comemoração da reabertura do Canal de Suez.



Um comentário:

  1. Respondendo publicamente a um amigo, meu pai não chegou em tempo para a minha Primeira Comunhão, assunto desta postagem.

    ResponderExcluir

Envie o seu comentário