segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Nossa Senhora dos Navegantes

Imagem da Igreja de N.S.Navegantes,
 em Porto Alegre (RS)
No dia 2 de fevereiro é celebrado o dia de Nossa Senhora dos Navegantes. E este ano foi neste domingo. Meu pai tinha um quadro com essa imagem que lhe acompanhava sempre e que até agora está na casa da minha mãe. Foi durante a missa de hoje que eu me lembrei dessa devoção e tive a ideia de escrever sobre isso neste blog.

A designação Nossa Senhora dos Navegantes, originou-se no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente dos portugueses. Aqueles que viajavam, pediam proteção à Nossa Senhora, para retornarem salvos à pátria. O simbolismo da mulher corajosa e orientadora dos viajantes, fez com que Maria fosse vista como uma eterna vencedora dos inimigos das tempestades. 

Essa devoção chegou ao Brasil com a colonização, através dos navegantes portugueses e espanhóis. É na cidade de Porto Alegre, que essa devoção alcança a sua maior expressão no Brasil, com a famosa procissão de Navegantes, realizada no dia 2 de fevereiro.

Coincidência ou não, foi na cidade de Porto Alegre, que um dia já foi chamada de Porto dos Casais, que o navegante Eduardo Veiga de Mattos encontrou a sua esposa, com quem casou em 1956. E assim, me perdoem o trocadilho, foi em Porto Alegre, sob a proteção de Nossa Senhora dos Navegantes, que meu pai encontrou o seu porto seguro.

Portanto, em homenagem a todos os navegantes e à sua fé, reproduzo aqui a Oração a Nossa Senhora dos Navegantes.

Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Mãe de Deus, criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares, protegei-me em todas as minhas viagens. Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas não perturbem a minha embarcação e que monstro nenhum, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso à minha viagem nem me desviem da rota traçada. Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero. Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece, o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer. Com a vossa proteção e a benção de vosso Filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós. Amém.
Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre, encontrei um pequeno documentário em curta metragem (9 minutos) que ilustra bem esta história.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie o seu comentário