terça-feira, 7 de junho de 2016

O Sextante do Comandante

Um dos instrumentos mais interessantes da navegação é o sextante. Em uma caixa de madeira, embalagem original, está guardado o sextante usado pelo meu pai em sua trajetória profissional na marinha mercante brasileira. Um equipamento importado da Alemanha, fabricado em 1948, em boas condições de uso até hoje.
Sextante na caixa

Mas afinal, para que serve um sextante? Atualmente, a sua função foi substituída por instrumentos de maior precisão, que utilizam a tecnologia de localização por satélite. No passado, era o instrumento obrigatório e fundamental para a localização da embarcação e definição do seu rumo.

Sextante

Com um conjunto de lentes e espelhos, o sextante faz as medições astronômicas a partir da identificação das estrelas, do horizonte ou de pontos fixos conhecidos. Nas viagens que eu fiz nos navios da Fronape, essa era uma atividade que eu gostava de acompanhar e da qual ainda me lembro de alguns detalhes, mesmo tendo sido há mais de 30 anos. Na área externa do passadiço (na "asa" do passadiço), usava-se o sextante mirando as estrelas no céu, o horizonte ou um farol, e registrando as coordenadas. Dali, com os dados obtidos voltava-se à área interna e registravam-se os dados na Carta Náutica ( o mapa dos oceanos). Com medições e traçados, era possível identificar onde estava o navio e marcava-se o rumo, ou seja, o caminho a ser seguido para se alcançar o destino. A astronomia é uma das disciplinas mais importantes para a formação dos oficiais de náutica da marinha mercante e o meu pai estudou muito este assunto.

Dados técnicos do sextante

Esses detalhes me vieram à lembrança esta semana, quando li as notícias sobre o interesse do governo na  venda da Transpetro, a subsidiária da Petrobras que atua em logística, operando a rede de dutos, terminais e a frota de navios. Cogitar a venda de uma operadora logística deste porte, com uma malha dutoviária com mais de 14 mil quilômetros, 49 terminais e uma frota de 55 navios, essenciais ao transporte do óleo e gás produzidos, é falta de visão estratégica de médio e longo prazo. Parece que falta a essa gente um sextante para saber onde estamos e daí traçar um rumo a um porto seguro. A não ser que não queiram nos levar a um porto seguro...

"Nenhum vento é favorável para quem não sabe aonde vai." (Sêneca)

Navio petroleiro da Transpetro

Para saber mais sobre sextantes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sextante
https://www.mar.mil.br/dhn/bhmn/download/cap21.pdf

Para saber mais sobre a Transpetro:
http://www.transpetro.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie o seu comentário