domingo, 9 de fevereiro de 2014

Trabalho marítimo e família

Um dos desafios dos marítimos é conciliar trabalho e família. Ainda mais no passado, quando a comunicação era muito mais difícil.

Umas das alternativas, quando possível, era embarcar a família no navio, em grandes ou pequenos percursos. E fazer a família curtir essa "integração".

A foto inicial é da minha mãe, com a mão no leme, curtindo pilotar um navio petroleiro, no final da década de 50 ou início de 60. Não identifiquei nenhuma pista para saber qual era esse navio.






Alguns anos depois, na década de 70, lá estava eu, repetindo a pose e curtindo também a aventura marítima, pilotando o navio tanque Presidente Washington Luís. Reparem que a característica do passadiço é a mesma nas duas fotos.
Infelizmente essas fotos não possuem anotações de datas e locais, mas suponho que tenha sido alguma viagem a Santos. Por causa das aulas, tínhamos que aproveitar viagens curtas que ocorressem no período de férias.


Muito antes dessas fotos, outra que destaca este aspecto de integração trabalho-família é esta do casal Eduardo e Lélia no Navio Petrobras Sul, na década de 50, provavelmente em Porto Alegre.

O local da foto deve ter sido escolhido estrategicamente para registrar o nome do navio.

E para terminar a sequência de fotos desta postagem sobre a vida dos marítimos, saibam que a bordo também tinha bloco de carnaval. Na foto abaixo, eu e os filhos do Orlando Leal, Chefe de Máquinas do navio , no meio do bloco formado pela tripulação, em alto mar. No meio deste bloco, do lado esquerdo, uniformizado, a figura querida do "doutor", como era chamado o enfermeiro de bordo João Gonçalves. Também sem data exata, mas por volta do início dos anos 70.

Fica registrado aqui o meu carinho e agradecimento a todas essas tripulações que me receberam tão bem nos meus embarques.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie o seu comentário