domingo, 16 de fevereiro de 2014

Lançamento do Navio Anápolis

Comandante Veiga Mattos discursando na
 cerimônia de entrega do N/T Anápolis.
É sempre uma honra para um comandante, a incumbência de ser o primeiro a comandar um navio, recebendo-o ao término da construção. E foi o que aconteceu de novo com o Comandante Veiga Mattos, quando a Fronape o indicou para o comando no N/T Anápolis, construído pelo estaleiro Verolme, em Angra dos Reis, no ano de 1976.

O navio Anápolis foi um dos últimos da série de navios construídos pela Verolme para a Petrobras, entre os anos de 1972 a 1976, sendo eles os navios Alagoas, Amazonas, Amapá, Atalaia, Aracaju, Avaré, Anápolis e Araxá.

O Anápolis era um típico navio de cabotagem, para transporte ao longo da costa brasileira, além de Venezuela e Caribe. Seu nome foi dado em homenagem à cidade de Anápolis, em Goiás.

Este foi um navio do qual meu pai gostou muito, permanecendo alguns anos no comando. As fotos desta postagem são da cerimônia de entrega do navio, em 1976. Nesta ocasião, meu pai tinha 54 anos. A propósito, eu estava presente, com 13 anos, e tudo indica que fui eu o autor dessas fotos "extra-oficiais". Observem que são aquelas fotografias pequenas e quadradas, das máquinas Kodak de amadores...

A foto abaixo mostra a tripulação do navio no convés, posando para a fotografia. Desejo muito que a foto possa ser vista por alguns dos tripulantes, que infelizmente, não tenho o registro dos nomes. Meu pai é o primeiro da direita para a esquerda.

Tripulação do N/T Anápolis no convés

Na próxima foto, a população perfilada no convés.

Tripulação perfilada na cerimônia de entrega do navio

Em seguida, o navio atracado e embandeirado. Uma preparação tradicional para as cerimônias.

N/T Anápolis embandeirado para a cerimônia

E a última foto é uma curiosidade. Pelo fato de o navio ter sido batizado em homenagem à cidade de Anápolis, a cerimônia contou com a presença do prefeito Jamel Cecílio, daquela cidade. Ele aparece ao centro, entre pessoas das quais não tenho registro. Suponho que ao lado seja a sua esposa. O empresário Jamel Cecílio, morreu prematuramente alguns poucos anos depois, em 1980, e seu nome foi dado a uma  das principais ruas de Goiânia.

Prefeito da cidade de Anápolis, Jamel Cecílio, ao centro, no convés do navio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie o seu comentário