domingo, 2 de março de 2014

Problemas práticos sobre marés

Conhecer os tempos e movimentos das marés é algo fundamental para os marítimos. E para isso são consultadas as tábuas de marés, tabelas que indicam essas informações para os diversos portos do mundo. Com essas informações é possível saber os horários da maré alta, a altura e programar a permanência, saída ou chegada de acordo com as características do navio ou da carga. Sobre este assunto, transcrevo aqui mais um dos artigos técnicos do Comandante Veiga Mattos. Com o título "Problemas práticos sobre marés", ele foi publicado no Boletim Técnico e Informativo da Fronape, em 1964. Você pode ter acesso à íntegra do artigo, clicando aqui. O objetivo do artigo foi apresentar uma solução para o problema de não ter acesso a uma tábua de marés. Vejam o trecho abaixo:
"Algumas vêzes, ocorre não termos Tábuas de Marés à mão. Isto se dá mais freqüentemente no início do ano, quando devido a longas viagens, não conseguimos obter, em tempo útil, as tábuas referentes ao nôvo ano, pelo óbvio motivo de não ter tocado em nenhum porto de recurso. Como proceder, pois, numa situação dessas? Necessitamos saber a hora da preamar, a altura da maré, etc.; por exemplo, para demandarmos determinado pôrto ou dêle zarparmos." (MATTOS, 1964)
O problema relatado no artigo já acabou, uma vez que essas tábuas estão disponíveis na Internet, existe comunicação por satélite e muito mais. Mas é interessante observar como o conhecimento e a tecnologia oferecem soluções para os mais diferentes problemas práticos. Além dos marítimos, os pescadores são outro grupo de pessoas que se interessam muito pelas tábuas de marés.

Dados para citação do artigo: MATTOS, E.V., Problemas práticos sobre marés. Boletim Técnico Informativo da Frota Nacional de Petroleiros, ano X, nº49, pg 12-15, março de 1964. Guanabara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie o seu comentário