domingo, 16 de março de 2014

Foto oficial

Em 19/04/1960 ocorreu no Japão a solenidade de entrega do Navio Tanque Presidente Deodoro. Esta entrega é o momento em que o construtor, neste caso o estaleiro japonês NKK, passa o comando do navio ao armador, neste caso a Petrobras (Fronape - Frota Nacional de Petroleiros).

Vocês vão perceber que eu voltarei várias vezes ao assunto da construção do N/T Presidente Deodoro, pois há muitos registros sobre isso guardados comigo.

Na fotografia abaixo, parte da tripulação do navio, junto com as autoridades presentes neste dia, posando para esta foto oficial. Não dá para perceber nesta publicação, mas a foto possui a marca d´água do estaleiro NKK. O mais interessante desta foto é que os nomes de muitas dessas pessoas foram anotados no verso pelo meu pai e eu os reproduzo aqui, acrescentando alguns nomes completos que eu consegui pesquisar. Isso permite a identificação por parte de parentes, descendentes e talvez de alguns contemporâneos. Nesta época meu pai tinha 38 anos e hoje, se estivesse vivo, teria 91 anos.


Na foto, sentados: Mr. Clayton, Sr. Roberto Wood, Consul, Sra. R. Wood, Ministro João Augusto de Araujo Castro, Mr. Azuma, Comandante Veiga Mattos, Mr. Komaki, criança (filho do Comandante Lindemberg), Comandante Lindemberg, Sra. Zilda Jordão (madrinha do navio e esposa do Comandante Jordão), Sra. Com. Lindenberg, Comandante Jabory Nepomuceno de Oliveira, Sra. Ministro Araujo Castro, Comandante José de Carvalho Jordão (Adido Naval do Brasil em Tokyo) e Mr. Philips do LLoyd´s Register. De pé: 2º Maquinista, 3º Maquinista Reynaldo, Ohno, Kimura, 6 japoneses, 1º Radio telegrafista, 2º piloto Bassili, Imediato, Chefe de Máquinas Mizutani, 2º Radio telegrafista Geraldo, 3º Maquinista Rosemiro, 1º Piloto Waldomiro, 3 japoneses, Mr. Hayakhwa, 4 japoneses, Mr. Takikawa, 6 japoneses, Mr. Kakinuma e 1 japonês.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie o seu comentário