terça-feira, 1 de abril de 2014

Serviço Móvel Marítimo

Ouvir a voz das pessoas que amamos, mesmo quando estão distantes, é algo muito bom. Mesmo com toda a tecnologia de mensagens instantâneas, bate-papos eletrônicos, redes sociais etc, a voz ainda tem muita força emocional. Por isso, para os marítimos, em longas viagens, o surgimento do serviço de telefonia e rádio foi muito importante. Antes dele, somente telegramas e cartas ao se chegar a um porto, onde nem sempre era possível telefonar. Para os navios petroleiros, a viagem às vezes não chegava a um porto e a tripulação não ia em terra. (Eu explico: em alguns lugares, o abastecimento ocorria sem a necessidade de atracar o navio em um porto, pois isso ocorria em bóias às quais chegavam os oleodutos.)
Eu me lembro da dificuldade de localizar o navio e fazer contato no início desse serviço. Decorei dessa época o prefixo do N/T Anápolis, que era PPIB (Papa-Papa-Índia-Bravo). E aprendi a conversar com meu pai, a distância, falando "câmbio", pois de um lado era telefone e do outro o rádio VHF. Esse era o Serviço Móvel Marítimo. A reprodução abaixo, datilografada (isso mesmo), mostra os números de referência para essas ligações telefônicas e as instruções para o contato. Infelizmente, não tenho a referência de data deste papel, mas provavelmente é da década de 80.


Ao escolher este assunto, pesquisei sobre este serviço e descobri que ele ainda existe, e o número 141 ainda é a referência! E as estações costeiras também mencionadas acima. Porém, com um mesmo número nacional: 0800-7012-141.

A Embratel é a única prestadora do Serviço Móvel Marítimo (SMM) no Brasil. O SMM permite a comunicação através de rádio entre uma pessoa em terra e outra que esteja a bordo de uma embarcação e vice-versa, em qualquer parte do mundo. A empresa informa que este sistema ainda é o meio de comunicação mais usado pela comunidade marítima, embora exista a comunicação por telefonia celular e internet, mas esses serviços nem sempre estão disponíveis, dependendo da localização e da embarcação.

Como utilizar o serviço:
De terra para bordo: Para solicitar a ligação é necessário ligar para o Centro de Operações do Serviço Móvel Marítimo da Embratel, no telefone 0800 701 2141, informar os dados da embarcação, sua provável localização e o nome da pessoa com quem deseja se comunicar. Tão o logo seja mantido contato com a embarcação, a chamada será completada.
De bordo para terra: É necessário entrar em contato com o Centro de Operações do Serviço Móvel Marítimo da Embratel, através de um dos canais de chamada das faixas de freqüência de HF e/ou VHF das estações costeiras e informar o telefone de terra com quem deseja manter contato.
Para ligações a cobrar: O serviço permite que os usuários embarcados possam solicitar ligações a cobrar no telefone em terra, sendo necessário que o usuário de terra se responsabilize pela ligação.

A figura a seguir, mostra o fluxo das chamadas de terra para a embarcação.


Referência sobre o SMM: http://portal.embratel.com.br/movelmaritimo/como-fazer-ligacoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie o seu comentário