domingo, 12 de janeiro de 2014

Artigo: Maury, O primeiro hidrógrafo da América

Publicado em dezembro de 1969, sob o título "Matthew Fontaine Maury - o primeiro hidrógrafo da América" este artigo foi adaptado pelo comandante Veiga Mattos a partir de uma publicação original do "The Compass". Além dos seus artigos, meu pai traduzia e adaptava textos para serem publicados de forma mais acessível nos boletins da Fronape.

A Carta de Baleias de Maury
Usando o mesmo método do artigo da semana passada, considerei melhor e mais fácil, escanear as páginas do boletim, de tal forma que os interessados possam ler o artigo na íntegra, e ver as imagens que o complementam.

Em resumo, o artigo aborda a vida e o legado do Tenente Maury, da marinha dos EUA. Suas pesquisas foram direcionadas às correntes e aos ventos de tal forma que pudesse prever e traçar as melhores, mais seguras e menores rotas entre dois pontos de navegação. Segue um trecho do artigo:


Cinco anos foram dispendidos para completar a primeira de suas famosas cartas: “CARTA DE VENTOS E CORRENTES DO ATLÂNTICO NORTE”, publicada em 1847. A esta seguiram-se outras similares do Atlântico Sul, do Pacífico e do Índico. Tinha tal confîança em seu trabalho que previu grandes  diminuições nos tempos das travessias, se os Comandantes seguissem suas instruçöes. Dentro em pouco tempo os Capitães compreenderam que ele estava certo. Por exemplo: na rota NEW YORK/SÃO FRANCISCO, via Cabo Horn, eram gastos seis meses, que foram reduzidos à metade. Outro bom exemplo: a rota INGLATERRA/AUSTRALIA via Cabo da Boa Esperança, com retôrno pela mesma via. A viagem de ida era mais rápida pois que eram aproveitados ventos favoráveis. O retôrno, mesmo que o navio tivesse a felicidade de pegar uma  monção favorável era bem demorado. Ele observou que o retôrno via Cabo Horn era vantajoso, dada a natural ajuda dos fortes ventos de oeste, o que encurtava a viagem em cêrca de cinquenta dias. A descoberta destas rotas favoráveis veio facilitar suas pesquisas. Os Capitães deixaram de ser relutantes em suas informações e começaram a chegar-lhe as mãos abundantes dados, permitindo-lhe atualizar as cartas de navegação. Além disso milhões de dólares de economia foram proporcionados aos armadores com o encurtamento das rotas. (MATTOS, E.V., 1969)
E chegando nas conclusões, o autor afirma:
A influência de Matthew Fontaine Maury no mundo marítimo é incomensurável. Seus estudos, aos quais  se aplicou  diligentemente, revolucionaram por completo a ciência da navegaçäo, trazendo indubitáveis auxilios aos marinheiros em sua eterna luta com o mar.

O artigo está disponível na íntegra clicando aqui.

Para efeito de utilização em citações, passo as informações dessa fonte:
MATTOS, Eduardo Veiga. Matthew Fontaine Maury - o primeiro hidrógrafo da América. Boletim Técnico Informativo da Fronape nº 173, pg 24-28. Ano XVIII. Estado da Guanabara, 1969.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie o seu comentário