sábado, 4 de janeiro de 2014

Vantagens do Transporte Aquaviário

Hoje, vou iniciar a publicação de alguns artigos técnicos escritos pelo Comandante Veiga Mattos e publicados, em sua maioria, nos boletins técnicos e informativos da Fronape.
Como eu escrevi anteriormente, este blog não segue uma ordem cronológica, ou seja, ao longo das atualizações eu vou colocar artigos escritos antes ou depois deste primeiro aqui publicado.

Vantagens do Transporte Aquaviário: sob este título o artigo foi publicado no Boletim nº 170, da Fronape, no ano de 1969. Como eu estou valorizando aqui neste blog as fontes primárias, resolvi escanear as páginas do boletim ao invés de digitar o artigo (decisão que também torna a minha tarefa mais fácil e mais rápida). De qualquer modo, transcrevo o trecho inicial do artigo para que você tenha uma ideia do tipo de abordagem.

Felizmente, no momento presente, o nosso país está acordando para as vantagens que o transporte aquaviário apresenta sôbre as outras vias usuais. Fundou-se, inclusive, junto à PUC o instituto Superior do Mar, que mantém cursos de divulgação e informação. Oficiais das Marinhas de Guerra e Mercante, têm participado ativamente dêsses cursos, quer como conferencistas ou professôres, quer como alunos. Vamos aqui, sucintamente, figurar alguns dados comparativos entre os vários tipos de transportes e a influência que o desenvolvimento das vias navegáveis exerce sôbre a economia e o progresso das nações.
(Mattos, E.V., 1969)

A íntegra deste artigo (em pdf) você pode acessar clicando aqui.

Canal Elba-Havel: conexão com o Canal Mittelland (Alemanha)
Em seguida, o autor aborda exemplos de sucesso da navegação no Vale do Tennessee (EUA) e obras previstas para ampliação da navegação fluvial na Alemanha. Obras, diga-se de passagem, realizadas com êxito naquele país que conta, atualmente, com mais de 30 canais internos de navegação. O autor conclui com dados comparativos sobre os custos do transporte de petróleo e a importância dos navios-tanques para o desenvolvimento econômico. A foto ao lado serve para ilustrar que permanece o desenvolvimento da navegação aquaviária na Alemanha. Ela é de 2003, na inauguração de uma conexão entre o Canal Elba-Havel com o Canal Mittelland.

Embora o artigo comece de forma otimista, a história recente comprovou que o autor estava errado. Não em relação às vantagens do transporte aquaviário, mas quanto ao fato de o Brasil ter acordado sobre a importância deste meio de transporte. Durante anos a indústria naval brasileira ficou abandonada e os recentes investimentos estão praticamente restritos à indústria de petróleo e gás. Quanto às vias de navegação fluviais, bom, é melhor nem comentar.

Para efeito de utilização em citações, passo as informações dessa fonte:
MATTOS, Eduardo Veiga. Vantagens do Transporte Aquaviário. Boletim Técnico Informativo da Fronape nº 170, pg 6-8. Ano XVII. Estado da Guanabara, 1969.
Para ter acesso ao artigo na íntegra, clique aqui.

Dados da fotografia:
Elbe-Havel Canal: water bridge connection with Mittelland canal. 1 fot., color. In Britannica Escola Online. Web, 2014. Disponível em:
<http://escola.britannica.com.br/assembly/121043/The-2003-opening-of-the-water-bridge-that-connects-the>. Acesso em: 04 de janeiro de
2014.

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