domingo, 31 de agosto de 2014

Durante a 2ª Guerra

Em 22 de agosto de 1942, o Brasil entrou na 2ª Guerra Mundial, quando o governo brasileiro tomou a decisão de se juntar aos "Aliados" (liderados por URSS, EUA e Império Britânico), contra as "potências do Eixo" (Alemanha, Itália e Japão). Meu pai, então com 19 anos, estava no arquipélago de Fernando de Noronha, servindo no Exército Brasileiro. A região passou por uma ocupação militar, a partir de fevereiro de 1942, por determinação do Conselho de Segurança Nacional, tendo em vista a sua localização estratégica para as forças militares aliadas.

Assim nos ensina a professora Marieta Borges*: "Cumprindo a determinação, cerca de três mil “pracinhas” foram enviados para o Arquipélago, com todas as dificuldades da arriscada travessia. Lá, por todos os lados, implantou-se o esquema de acomodação dos soldados e de recebimento e instalação de mais de cinqüenta canhões, de outros equipamentos bélicos e de veículos."

Eu já havia tratado desse assunto aqui neste blog, em dezembro de 2013, porém localizei mais uma foto histórica neste acervo pessoal sobre esse período e reproduzo aqui com a legenda, isto é, com a anotação escrita por ele no verso da foto, três dias após a formalização do reconhecimento do estado de guerra por parte do Brasil.

A seção da Floresta após o memorável tiro de 25-VIII-942. F.Noronha.
Pesquisando na internet sobre o assunto, encontrei também a foto seguinte, onde, por coincidência, ele também aparece:



Dois anos depois, em 1944, ele já havia retornado ao Rio de Janeiro, onde, na condição de 3º sargento do Exército, completou o curso de aperfeiçoamento na Escola de Artilharia de Costa. Atualmente essa Escola funciona na Vila Militar, mas na época era na Fortaleza de São João, na Urca, onde hoje está a Escola Superior de Guerra. A anotação no verso é sucinta, mas na foto a marcação em volta do seu rosto é evidente.

Na Escola de Artilharia de Costa - Rio 1944

* Referência: Marieta Borges. Fernando de Noronha e a segunda guerra mundial. Disponível em marietaborges.blogspot.com.br. Acesso em 31 de agosto de 2014.

4 comentários:

  1. meu avô , Cesar Gomes das Neves participou do grupamento em Fernando de Noronha nesse periodo. Obrigado por compartilhar essa historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa coincidência você ter encontrado este blog. Obrigado por visitar e comentar.

      Excluir
  2. Boa tarde! Seria possível postarem uma foto da 2ª Bateria Móvel de Artilharia de Costa em Fernando de Noronha em 1945?
    Meu pai o Cabo Telefonista ROCHA esteve lá!
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Angelo Rocha, as fotos desse período que eu tinha são as que eu publiquei. Infelizmente não tenho mais. Se encontrar eu publicarei. Um abraço!

      Excluir

Envie o seu comentário