segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Homenagem do Centro dos Capitães da Marinha Mercante

Ao centro, o Comandante Álvaro, presidente do CCMM
Meu pai acreditava nos movimentos associativos. Era sindicalizado, sócio de clubes e associações profissionais, entre elas o CCMM - Centro dos Capitães da Marinha Mercante.

O CCMM completou 80 anos em 2013, tendo sido fundado em outubro de 1933 por um grupo de comandantes do Lloyd Brasileiro. No passado, grande parte dos comandantes dos navios brasileiros era composta de portugueses e ingleses. Foi em 1937 que o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto de nacionalização do comando, abrindo espaço para o fortalecimento da marinha mercante brasileira e valorização profissional dos marítimos.


O primeiro a esquerda, de paletó branco,
 Comandante Luiz Antônio, um grande amigo.
As fotos registram a homenagem póstuma ao Comandante Veiga Mattos, realizada pelo Centro dos Capitães da Marinha Mercante, durante um almoço no Hotel Guanabara, no centro da cidade do Rio de Janeiro, provavelmente no início do ano de 1995. Eu e minha mãe fomos os convidados para receber a homenagem. Foi um momento emocionante, ao escutar as palavras de carinho e respeito por parte dos colegas de profissão do meu pai, entre eles o Arimathea, os comandantes Luiz Antônio, Ronaldo, Álvaro, João Batista. Infelizmente, não sei identificar todos os que estão nessas fotografias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie o seu comentário