domingo, 29 de dezembro de 2013

A bordo do Cantuária

Como já foi relatado neste blog, o início da carreira de marítimo do meu pai foi no Lloyd Brasileiro. A foto desta postagem é de 24 de outubro de 1947, a bordo do navio Cantuária, embarcação para transporte de passageiros. Nessa época ele tinha 25 anos e provavelmente seu cargo era de 2º ou 1º piloto. Reparem que ele fez a pose para a foto, encantado por estar em Nova Iorque. A legenda original que eu reproduzo é o que está escrito atrás da fotografia.
  Legenda original: No campo de tênis do Cantuária. Ao fundo Empire State
e Chrysler Building vistos de Greenpoint - New York. 24/X/47
Aproveito para falar um pouco da história de cada fotografia. O navio cargueiro CANTUÁRIA foi uma das embarcações adquiridas para renovar a frota do armador Lloyd Brasileiro, em 1940. Se nome foi dado em homenagem ao ex Diretor do Lloyd Brasileiro Cantuária Guimarães, assassinado em 1927. A imagem abaixo, obtida no portal Portogente, mostra como era este navio. 
Navio Cantuária, do Lloyd Brasileiro, em aquarela de Julio Augusto Rocha Paes.

6 comentários:

  1. Viajei nesse navio de Manaus para Fortaleza em 1955, acho que no mês de setembro. Eu tinha apenas 6 anos, mas até hoje não esqueço, foi uma viagem fantástica.

    ResponderExcluir
  2. Antonio stacishin Valente de Queiroz9 de março de 2017 às 04:57

    Meus pais viram dos Estados Unidos em 1945 neste navio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida, que bom o blog trazer essa lembrança para você.

      Excluir
    2. Todo dia eu ia de manhã cedo tomar café no restaurante. Depois corria para o camarote do comandante que dividia o café dele comigo.

      Excluir

Envie o seu comentário