sábado, 7 de dezembro de 2013

Tempo no Exército

certificado de reservista
Antes de ingressar na Escola de Marinha Mercante, meu pai se alistou no Exército, na condição de voluntário, durante o período da 2ª Guerra. Segundo informações colhidas com parentes, ele sentia a necessidade de se tornar independente logo cedo.

Era o mais velho de quatro irmãos e aos 18 anos, em 02/01/1941, começou o serviço no Exército, de onde saiu em 30/11/1944, qualificado como 3º sargento. Uma parte deste período foi na Ilha de Fernando de Noronha, território que foi considerado zona de combate pelas Forças Armadas.

Bom, vamos aos documentos. O primeiro deles aqui ao lado direito  é o certificado de reservista, mostrando essas datas, contendo a sua descrição física e no item "Sinais particulares", já estavam destacadas as "manchas encarnadas sôbre o supercílio esquerdo". Essas manchas eram uma característica que chamava a atenção; quem o conheceu se lembra muito bem.

verso do certificado de reservista
No verso deste certificado, mostrado aqui a esquerda, duas anotações interessantes.

A primeira delas diz respeito às penas disciplinares. Lá está registrado que "em 24-IV-942 preso 8 dias por se ter conservado sentado durante a passagem de uma tropa."

Neste mesma página, está lavrado um despacho, de 23/08/1945, dando permissão para que ele se matricule na Escola de Marinha Mercante do Rio de Janeiro. Provavelmente, por ser reservista do Exército, ele precisou desta permissão para seguir o seu novo caminho.

Ainda durante o período em que estava servindo ao Exército, ele foi classificado em 1º lugar (com nota final de aprovação 9.8) no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da Escola de Artilharia de Costa, conforme atesta do certificado que aparece logo abaixo.

certificado do curso de aperfeiçoamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie o seu comentário