sábado, 30 de novembro de 2013

Caderno de estudos e de registros

Este caderno contém anotações do meu pai do início da década de 50. Ele o acompanhava nas viagens, servindo tanto como anotações de estudo quanto de registros do próprio serviço.
Ao longo do cadernos, há um pouco de tudo: rascunho de cálculos, transcrição de textos de livros ou apostilas, registros de viagem, e até mesmo citações, poemas, textos de inspiração.
A primeira foto serve apenas para que você tenha uma idéia do tipo de caderno sobre o qual eu estou falando.

Caderno aberto









A segunda foto mostra um trecho do caderno, onde ele registrou informações sob o título "Como carregar um navio-tanque". Eu ainda entendo a letra dele, o que não é tarefa fácil, mas acredito que eu consigo isso porque ele me enviava muitas cartas enquanto estava viajando. Naquele tempo as cartas eram o nosso principal meio de comunicação. Mas vamos ao texto do caderno, só as primeiras linhas deste trecho que eu escolhi:
1º) Calc. o peso morto total (total Deadweight) com que o navio ficará depois de carregado, considerando o limite de calado de acordo com as convenções internacionais de "Load line".
Todos os navios trazem a sua escala de peso morto desenhada pelos construtores, na qual estão assinaladas as diversas linhas-limite de calado estabelecidas de acordo com a..." e por aí vai esta parte.



Este outro trecho ilustra um registro de viagem entre Rio de Janeiro e Puerto de la Cruz (Venezuela), com dados sobre o carregamento. Esta foi a viagem nº 5 do Navio-tanque Minas Gerais, construído na Holanda, em 1952. Nesta viagem ele partiu do Rio em 26/10/1953 e partiu de Puerto La Cruz em 13/11/1953, de volta ao Rio. As anotações registram a quantidade em toneladas de óleo e água. Por hoje é só.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie o seu comentário