segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Influência dos antepassados

Ao constatar o amor e a dedicação do meu pai à navegação marítima, entendi que existia uma forte influência familiar quanto a esse assunto. Tanto o seu pai quanto o seu avô foram oficiais da Marinha do Brasil. No caso específico do seu avô (meu bisavô), ele foi uma referência fortíssima pois chegou ao cargo de Almirante, era um estudioso da navegação e foi dele que herdou o nome.

Livro editado pela Imprensa Nacional em 1905

E foi há pouco tempo que eu descobri um livro, escrito pelo meu bisavô, Eduardo Augusto Veríssimo de Mattos, em 1905, denominado "Tratado do Navio" ou "Explicador do Aparelho dos Navios". Consegui um exemplar em um sebo e a primeira página vocês podem ver na imagem ao lado direito.



A outra imagem mostra a aprovação de sua publicação por parte de uma comissão da Escola Naval, com o seguinte texto, que reproduzo para atestar a qualidade da informação e chamar a atenção para a ortografia daquela época:


Parecer da Comissão
"A Commisão eleita pela Congregação da Escola Naval para dar parecer sobre o livro intitulado Explicador de Aparelho dos Navios e Noções Geraes de Construcção Naval, organisado pelo Capitão de Fragata da Armada Nacional, Eduardo Augusto Veríssimo de Mattos, julga que o trabalho em questão tem incontestavel merecimento e póde servir não só como Compendio para os alumnos do 1º anno desta Escola, como também é um bom consultor e guia, no assumpto de que trata, para aquelles que se dedicam  a profissão maritima."

E a última imagem, é uma ilustração (estampa) do livro sobre as partes que compõem um navio a vela. Afinal, estamos falando de uma publicação do ano de 1905.

Estampa (ilustração) das partes de um navio a vela.

2 comentários:

  1. Querido Primo, tenho muito orgulho do seu pai e meu tio Comandante Veiga Mattos. Eu e o Nelmar sabemos várias histórias dele que eram nos contadas quando viajávamos. Ele merece tudo que você está fazendo. Tenha orgulho sim, pois se tivéssemos neste país homens do saber e dignidade dele, não estaríamos nesta pocilga em que vivemos. Parabéns primo e TIO.

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Newton. Continue acompanhando e verá muitas novidades.

    ResponderExcluir

Envie o seu comentário