Meu pai era um comandante da velha guarda. Começou suas atividades na marinha mercante no final da década de 40, conforme já mostrei aqui neste blog. e ao que parece, chegou relativamente rápido ao cargo de comandante. Na marinha mercante, os Oficiais de Náutica são o 2º piloto, 1º piloto, imediato e em seguida o comandante, que começa sua carreira como capitão de cabotagem e a completa como capitão de longo curso.
A imagem seguinte, do ano de 1969, mostra o título de sócio proprietário nº 15 do Centro dos Capitães da Marinha Mercante, uma associação da qual ele sempre fez questão de participar.
|
Eduardo Veiga de Mattos, título de sócio proprietário do Centro dos Capitães |
Aliás, o Centro dos Capitães da Marinha Mercante CCMM, mantém uma Revista Eletrônica mensal, editada por um de seus diretores, o Comandante Ventura (CLC Luiz Augusto Cardoso Ventura). Na edição de novembro deste ano, a revista registrou este blog entre as suas recomendações, me deixando muito honrado, ao mencionar:
"...um blog cujo mérito maior é enaltecer a vida de um Capitão-de-Longo-Curso que engrandeceu a nossa Marinha Mercante." Quem quiser conhecer o CCMM, e a sua Revista Eletrônica, visite no seguinte endereço:
centrodoscapitaes.org.br